Avaliação Nacional está confirmada para 6 de novembro

No ano passado, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram do evento

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) repetirá a fórmula vencedora do ano passado e a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) seguirá em formato digital neste ano. A adoção dos kits com envio para todo o Brasil, até ao exterior, não apenas permitiu a realização do evento, como também ampliou a participação, chegando à casa de apreciadores de 24 estados, que puderam degustar a representatividade da Safra 2020, acompanhando pelo YouTube em tempo real a experiência. Com grande aceitação, o modelo será mantido para este ano, confirmando o dia 6 de novembro para o grande momento do vinho brasileiro.

Com esta mudança de setembro para novembro, a ABE espera que mais vinícolas participem inscrevendo suas amostras, ampliando este mapa da radiografia do setor. “Agora vinícolas de outras regiões, como Minas Gerais, por exemplo, que colhem mais tarde, podem participar inscrevendo suas amostras. Apostamos numa ideia desafiadora e aprendemos muito com isso. Não abrimos mão do rigor técnico, mas percebemos que podemos levar o vinho brasileiro muito além”, reforça o presidente da entidade, enólogo André Gasperin. A abertura das inscrições das amostras será dia 27 de julho com término em 18 de agosto. Já o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits com as 16 garrafas de 187 ml, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência.

Gasperin destaca que todas as etapas técnicas não mudam, seguindo o mesmo protocolo, sigilo e profissionalismo das edições anteriores. A primeira delas é a fase das inscrições das amostras pelas vinícolas. A expectativa da ABE é superar as 395 amostras inscritas por 56 vinícolas em 2020. No ano passado, as 11,2 mil garrafas percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram do evento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros da bebida. Com transmissão ao vivo aberta e gratuita para o mundo, a ANV pode ser acompanhada por milhares de apreciadores, que mesmo sem ter tido a oportunidade de adquirir o kit, pois era limitado e a venda esgotou em menos de duas horas.