O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou por meio de uma rede social, durante a tarde desta quarta-feira (30), que a 4ª dose da vacina (a segunda dose de reforço) contra Covid-19, para idosos acima de 80 anos, começa a ser aplicada a partir de sexta-feira (1º).
LEIA TAMBÉM:
- MÁSCARA CONTRA COVID: quem deve usar mesmo com o fim da obrigatoriedade?
- MÁSCARA OPCIONAL: em quais ambientes especialistas ainda será preciso usar?
Segundo Ibaneis, a medida é possível com a chegada de 47.970 doses de imunizantes da Pfizer, na quinta-feira (31).
“Com essa remessa, iniciaremos a vacinação de idosos +80 a partir de 1º de abril. Vamos vacinar!”, diz Ibaneis na rede social.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/8/8/BNBjHERaWDd491v0eXAw/whatsapp-image-2022-03-30-at-16.16.38.jpeg)
Governador do DF, Ibaneis Rocha, anuncia nas redes sociais a chegada de vacinas para 4ª dose em idosos — Foto: Reprodução/Internet
A aplicação do reforço foi recomendada pelo Ministério da Saúde, no dia 23 de março, e publicada em uma nota técnica. Segundo o ministério, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço.
Antes da orientação, a chamada quarta dose só era aplicada em pessoas – incluindo adolescentes – com imunossupressão. Ou seja, os grupos com problemas no sistema imunológico.
No caso dos idosos com mais de 80 anos, a orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer.
Na nota técnica, o Ministério da Saúde diz reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis”.