O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou por meio de uma rede social, durante a tarde desta quarta-feira (30), que a 4ª dose da vacina (a segunda dose de reforço) contra Covid-19, para idosos acima de 80 anos, começa a ser aplicada a partir de sexta-feira (1º).

LEIA TAMBÉM:

Segundo Ibaneis, a medida é possível com a chegada de 47.970 doses de imunizantes da Pfizer, na quinta-feira (31).

“Com essa remessa, iniciaremos a vacinação de idosos +80 a partir de 1º de abril. Vamos vacinar!”, diz Ibaneis na rede social.

Governador do DF, Ibaneis Rocha, anuncia nas redes sociais a chegada de vacinas para 4ª dose em idosos — Foto: Reprodução/Internet

Governador do DF, Ibaneis Rocha, anuncia nas redes sociais a chegada de vacinas para 4ª dose em idosos — Foto: Reprodução/Internet

A aplicação do reforço foi recomendada pelo Ministério da Saúde, no dia 23 de março, e publicada em uma nota técnica. Segundo o ministério, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço.

Antes da orientação, a chamada quarta dose só era aplicada em pessoas – incluindo adolescentes – com imunossupressão. Ou seja, os grupos com problemas no sistema imunológico.

No caso dos idosos com mais de 80 anos, a orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer.

Na nota técnica, o Ministério da Saúde diz reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis”.