Um dos grandes desafios do empreendedor farmacêutico está voltado para a seleção de mix de produtos ideal para a sua farmácia. Para o empresário Manoel Conde Neto, essa dúvida surge, principalmente, devido a extensa variedade de fornecedores de medicamentos, produtos de beleza e higiene.

Entretanto, o empreendedor deste ramo de varejo deve compreender que a seleção do mix de produtos apresenta alguns critérios fundamentais. O proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, considera que a escolha deve ser feita de acordo com a região em que a farmácia está situada, afinal, o consumo de produtos é distinto dependendo da localização. Além disso, o tamanho da loja também é um aspecto para a seleção, visto que quanto maior a loja, maior será a quantidade de produtos.

Contudo, independente do porte da farmácia, o empreendedor deve estar atento às bases do SKUs (Stock Keeping Unit) — do inglês, variedade de itens da loja — ou seja, o trabalho na escolha de mix de produtos não deve se voltar para a quantidade de itens, mas sim à variedade de produtos que a farmácia possui. Uma loja maior terá sempre um número maior de produtos em estoque, mas uma pequena pode ter diferentes itens também.

Por isso, o empresário Manoel Conde Neto entende a diversificação de produtos da farmácia como um modo de conquistar positivos resultados finais de venda, além de aumentar consideravelmente o número de consumidores frequentadores do varejo. Mesmo um empreendimento de pequeno porte pode sair da comodidade de medicamentos genéricos e inovar com produtos de beleza, higiene e vitaminas, por exemplo.

Investir em produtos que não são somente medicamentos é essencial para criar um diferencial para a sua marca em meio ao mercado competitivo. Isso porque a farmácia se torna um ponto de referência aos clientes que, ao procurar um produto, encontram em seu estabelecimento, o que impulsiona o retorno gradual desses consumidores.

Assim, no parecer de Manoel Conde Neto, é importante estudar o público-alvo de sua farmácia e a região do seu ponto de venda, pois isso auxiliará na definição e escolha de produtos distintos. Além do mais, aproveitar do calendário anual para selecionar épocas sazonais para vendas de determinados itens também auxilia na diversificação de seus produtos. 

Dessa maneira, seu mix renderá bons resultados para as vendas e irá fortalecer o relacionamento com os clientes. Afinal, sua farmácia será vista como ponto que atende às necessidades dos consumidores, acompanhando as demandas de cada época ou do cotidiano dos clientes.