O aumento significativo de investidores na Bolsa de Valores faz com que o Mercado de Capitais ganhe, cada vez mais, importância. O investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que aqueles que estão dentro do mundo dos investimentos certamente irão se deparar com o Mercado de Capitais em algum momento. 

O empresário Valdir Piran explica que o Mercado de Capitais é um segmento do sistema financeiro responsável por intermediar as negociações, como uma ponte, entre quem deseja captar dinheiro (empresas) e quem deseja investir (tanto pessoas físicas quanto investidores profissionais). 

O Presidente do Grupo Pira, Valdir Piran, comenta que esse mercado é também conhecido como Mercado de Valores Tributários, negocia os ativos regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como as ações; fundos imobiliários; debêntures, ETFs, entre outros. 

O Mercado de Capitais atua como espaço de vendas de, por exemplo, ações que são disponibilizadas por uma empresa com intuito de atrair investimentos para os negócios. Valdir Piran reforça que estes recursos investidos são utilizados para inovações, expansão ou, até mesmo, aquisição de uma nova companhia. 

Ele tem, portanto, função de conectar os investidores com as empresas responsáveis por emitir os ativos financeiros. Assim, Valdir Piran esclarece que ele une dois extremos: investidores que querem fazer o dinheiro render e empresas que estão em busca de recursos para expandir os negócios.