Blumenau é uma cidade localizada no sul do país, no estado de Santa Catarina, é uma das mais encantadoras cidades, relata Rafael Libman, apaixonado por conhecer novos lugares. Além da beleza imensa do lugar, Blumenau é uma importante cidade histórica, pois foi polo de grandes imigrações alemãs no município.

 

A cidade, antes habitada por povos indígenas, foi fundada por Hermann Blumenau, um brilhante químico e farmacêutico, ele foi responsável por trazer incentivos fiscais e colonos à cidade, fazendo com que, assim, acelerasse o processo de povoamento e desenvolvimento. Vale ressaltar que a cidade recebeu, em menor quantidade, italianos, o que ocasionou conflito entre as tribos, visto que os italianos, em grande maioria, eram católicos e os alemães eram luteranos.

 

Essa origem histórica da cidade faz com que a diversidade étnica seja grande, afirma Rafael Libman. Em grande parte, na cidade, há descendentes de alemães, obviamente. Em seguida, de italianos, e por último, há uma parcela de portugueses. Exemplificado em dados levantados que mostram que 53% dos habitantes possuem a língua alemã como materna, 28% a língua portuguesa e 16% a língua italiana, muito por um senso de patriotismo saudosista.

 

Blumenau possui um vasto repertório cultural, trazendo turistas e viajantes pelo mundo todo. Seu carro-chefe, sem sombra de dúvidas, é a Oktoberfest. Consagrada pelo repertório germânico presente na cidade, reúne todos os anos os amantes da cerveja. Com origem na cidade de Munique, na Alemanha, o festival traz no mês de outubro, uma programação voltada ao consumo da cerveja, às tradições germânicas e à muita diversão.

 

Há também no âmbito cultural da cidade, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e a Festitália, uma festa popular que celebra a cultura italiana. Além disso, há o Parque Vila Germânica, um local repleto de tradição e cultura, relata Rafael Libman. O espaço é sede dos principais festivais da cidade, como mencionados acima, a Oktoberfest e a Festitália, também abriga bares e restaurantes, cervejarias, entre outras atrações.