O Hipismo pode ser compreendido como arte para muitas pessoas, sendo um esporte muito interessante, atraindo admiradores assim como Rafael Libman, sendo o hipismo tido como uma atividade de lazer ou esporte.

Como esporte, Rafael Libman conta que o hipismo se trata de uma competição onde diversos cavaleiros mostram suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento. Sendo requisitos primordiais ter harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas.

Outro ponto importante para Rafael Libman é entender que o hipismo se trata um esporte que exige qualidades do cavaleiro como nenhum outro, pois além de necessitar de boas capacidades físicas, como força e resistência, são necessárias também habilidades intelectuais, capacidade de decisão e paciência.

Na visão de Rafael Libman, o hipismo melhora a coordenação motora, o equilíbrio, ajuda na postura, colabora com a resistência aeróbica, podendo inclusive regular a pressão arterial.

Sem falar nos benefícios psicológicos como: rapidez dos reflexos, melhor desenvolvimento da percepção de si, incentivando a autoconfiança. Na visão de Rafael Libman, esse tipo de esporte é essencial no dia a dia de quem quer desenvolver o corpo e a mente em todos os sentidos.