Márcio Alaor de Araújo acredita que inteligência financeira é essencial para quem quer começar no mundo dos investimentos, afinal, tomar boas decisões na hora de investir é muito importante para quem quer ter bons resultados e nunca ficar no vermelho.

O que é inteligência financeira?

Inteligência financeira nada mais é que a habilidade de gerir investimentos pessoais de maneira mais assertiva. Dessa forma, a pessoa que possui inteligência financeira tem mais responsabilidade, uma vez que preza por gastar seu dinheiro com coisas realmente necessárias, evitando gastos excessivos e fúteis.

Como ter inteligência financeira?

  1. Controle seus gastos

Pode parecer óbvio, mas Márcio Alaor de Araújo acredita que muita gente que boa parte dos brasileiros não sabe gerir seu dinheiro, uma vez que muita gente acaba se endividando com coisas desnecessárias. Dessa forma, ele entende que é necessário fazer um controle dos gastos, isto é, entender tudo o que entra e tudo o que sai da conta bancária.

  1. Defina objetivos para seu dinheiro

Há desejos que podemos realizar amanhã, como há outros que só conseguiremos em dois, cinco ou mais anos. Isso significa que é extremamente importante definir objetivos para seu dinheiro, uma que suas simples vontades ou grandes sonhos devem ser motivadores para poupar todo dinheiro que você puder.

  1. Mude seus hábitos financeiros

Por fim, Márcio Alaor de Araújo comenta que muitas pessoas vêem seu dinheiro acabando muito rapidamente, sem saber direito para onde está indo. Por isso, recomenda que haja uma mudança dos seus hábitos financeiros, ou seja, é necessário observar quais hábitos te impedem de fazer um melhor planejamento. Eles podem estar desde o uso de muitos cartões de crédito até às moedinhas do troco do ônibus que são gastas com coisas fúteis, por exemplo.