Deise Zuqui é fashionista e grande amante dos cuidados com a pele. No artigo de hoje, a especialista nos ensinará a como ter bons cuidados com a cicatrização depois de colocar um piercing e ter uma rotina saudável com o local perfurado. Você deve permitir  que o seu corpo se cure, sem interromper ou atrapalhar esse processo, então siga algumas dicas de como ajudar nesse caminho que pode ser tão difícil. 

 

Para evitar que o piercing infeccione é importante ter atenção ao local e ao profissional que irá colocar, sendo importante ser em um ambiente regulamentado e por um profissional com experiência. Além disso, antes de fazer o piercing é importante ter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente as vacinas do tétano e da hepatite, pois assim existe menor risco de pegar doenças graves.

 

Deise Zuqui conta que é no primeiro mês que ocorrem os maiores casos de infecções, por isso os cuidados após a aplicação durante esse período é essencial para que não haja inflamações e nem rejeição do piercing pelo corpo. Então, nos primeiros 30 dias evite: 

  •  Exercícios como natação ou luta;
  • Alimentos que possam causar alergia, como crustáceos;
  • Não passar cosméticos no local da perfuração;
  • Não ter contato com fluidos corporais de outras pessoas, em casos de perfurações orais e genitais.

 

A cicatrização total do piercing demora cerca de dois meses, e após esse tempo é possível substituir o piercing colocado na loja, por outro menor e de material antialérgico, que deve ser comprado em lojas especializadas e de confiança, como lojas de tatuagens, piercings ou ourivesarias.

 

Deise Zuqui diz que se por algum motivo o piercing inflamar, a pele pode reagir com inchaços, coceira ou inflamação e, nos piores casos, sangramento ou presença de pus. Nesses casos, não adianta fazer muitos cuidados além da higiene básica, mas sim ir para um pronto-socorro, onde o médico irá fazer uso de analgésicos ou de antibióticos. Para que isso não ocorra, sempre lave bem as mãos antes de tocar no piercing, limpe-o com uma gaze e/ou cotonete com água boricada gelada, evite pressionar o local na hora de dormir e não movimente a joia, mesmo que ela pareça estar grudada.