As motos são meios de percorrer as ruas da cidade de forma rápida e dinâmica, contornando o trânsito e o engarrafamento, afirma o empresário Marcio Alario Esteves. Dessa maneira, são ótimas opções para o dia a dia, pois promovem a praticidade à otimização de tempo. Por isso, o empreendedor, com anos de experiência no assunto, fornece dicas à nossa redação sobre pilotagem em dias chuvosos.

 

As motos são ótimas aliadas quando o assunto é praticidade. Nos últimos anos, a taxa de acidentes nas estradas cresceu, o que ocasiona em engarrafamentos e congestionamentos, por isso, a partir dessas informações exibe-se algumas resoluções acerca do tráfego nas cidades: a taxa de acidentes e o trânsito na cidade. Dessa forma, é válido ressaltar a importância de manter uma direção e pilotagem adequada e segura.

 

O empresário Marcio Alario Esteves é apaixonado por velocidade e aventuras, desde sua infância foi motivado por seu pai e por seu avô a entender esse mundo e o resultado não pôde ser diferente: além de amar motos e carros, o empreendedor é apaixonado por esportes radicais, em especial, às práticas de off-road. Contudo, para percorrer as ruas da cidade, a aventura em alta velocidade fica de lado e ganha espaço a calmaria e sensatez.

 

A partir desses elementos levantados, fica evidente a necessidade de praticar uma pilotagem segura e amistosa, principalmente, em dias chuvosos, em que os riscos de acidentes de trânsito aumentam consideravelmente, como o incidente da aquaplanagem: em que o pneu perde o contato com o asfalto por conta da água presente na rua.

 

Em se tratando desse tipo específico, a partir de um deslizamento pode haver o risco de acidente, fala Marcio Alario Esteves. É válido ressaltar que há alguns fatores que culminam nesse acidente, além da presença de água na pista e são eles: pneu desgastado e alta velocidade do veículo. A partir desses fatores, elucida-se os cuidados necessários para pilotar em um dia chuvoso.

 

A começar pelo pneu desgastado: é importante manter sua moto em um bom estado de funcionamento e conservação, dessa forma, faça revisões periódicas e garanta que sua motocicleta esteja em perfeito estado. Além disso, como citado, pneus desgastados podem levar a acidentes de trânsito, dessa maneira, atente-se a esses requisitos.

 

Além disso, em se tratando do segundo quesito, pilotar em alta velocidade em um dia chuvoso pode promover acidentes gravíssimos, por isso, diminua a velocidade e esteja em alerta para possíveis surpresas, a direção defensiva é importantíssima nesse momento, ressalta Marcio Alario Esteves. Além disso, outra dica é não atravessar alagamentos, nunca dá para saber se há a presença de buracos, além do mais, a moto pode simplesmente “afogar” e causar grandes prejuízos de manutenção.