A famosa frase “o cachorro é o melhor amigo do homem” é, certamente, autenticada pela bela relação entre os seres humanos e seus pets. Assim concorda Rafael Libman, o qual contraria a ideia do homem ser dono do animal: “na verdade, os cachorros que são os donos, pois possuem nossos corações e fazemos todas as suas vontades”, brinca o empresário.

Uma das raças mais conhecidas é a Golden Retriever. Por conta de sua beleza exuberante, frequentemente goldens são capas de revistas, modelos comerciais e propagandas. Não é à toa que na maioria das embalagens de ração lá está ele: com sua bela pelagem dourada.

Com origem na Grã-Bretanha, foi domesticado e se tornou um dos melhores amigos do homem. Por ser muito animado e até considerado hiperativo por muitos, o cão necessita correr e estar sempre em movimento, senão pode desenvolver um quadro de tristeza. Por conta disso, Rafael Libman aconselha idas ao parques e jogos ao ar livre com os bichanos.

O animal possui um nível de inteligência altíssimo, como resultado, é direcionado ao cargo de cães-guia para deficientes visuais e até mesmo para a detecção de drogas e explosivos, consequência de seu faro certeiro.

O golden é um amigo confiável, companheiro e alegre. Apesar de bastante saudável comparada a outras raças como  pug, é necessário cuidados especiais para manter a saúde do animal em dia. Rafael Libman recomenda cuidados redobrados em se tratando dos pêlos do animalzinho. Por serem extensos, no verão, podem gerar desconforto, então é necessário banhos regulares e escovagem dos pêlos.

Sua estimativa de vida é entre 10 a 14 anos; o suficiente para ser inesquecível na vida de quem tem o privilégio de conviver com este amoroso e alegre cão.