A amamentação é, certamente, importantíssima para todos os mamíferos, afirma Rafael Libman, apaixonado pelos animais. O leite materno é vital para o crescimento e fortalecimento do recém nascido, seja humano ou seja bichano, brinca o empresário. Por isso, reunimos alguns motivos principais da importância da amamentação para os cachorros filhotes.

 

Em primeiro lugar, vale ressaltar o papel importante que o intestino tem para os mamíferos. O importante órgão não desempenha apenas a função de digestão, ele é um fator importantíssimo para o sistema imunológico. A maior parte do sistema imunológico está contida no intestino, por isso todo o leite recebido desenvolve esse sistema, protegendo o cãozinho de infecções.

 

Além disso, como citado anteriormente acerca da função imunológica desempenhada no intestino, há o papel de repelir microorganismos nocivos e substâncias tóxicas do corpo do bichano. O leite materno atua diretamente nesse processo, pois oferece anticorpos, barrando vírus, infecções e bactérias. Vale ressaltar a importância de levar o animal ao veterinário, afirma Rafael Libman. É preciso acompanhar o desenvolvimento e a saúde do seu melhor amigo.

 

A duração do tempo de amamentação varia dependendo do filhote. Ademais, a amamentação atua diretamente na produção de probióticos que auxiliam na imunidade do cãozinho, juntamente enriquecido com gorduras, minerais, sendo o cálcio um dos mais abrangentes. Todos esses elementos contribuem para um bom e saudável desenvolvimento do bichano.

 

Uma das substâncias mais importantes para os filhotes é o colostro, ressalta Rafael Libman. O colostro é uma secreção em forma de leite repleta de proteínas e rica em nutrientes que atuam diretamente no fortalecimento dos bichanos. Este líquido é secretado durante os primeiros dias de nascimento do filhote e é um alimento muito importante para os filhotes de cães e todos os mamíferos em geral, pois fortalece o sistema imunológico do animal, bem como atua na proteção e desenvolvimento do bichano.