A poupança ainda é a forma de guardar dinheiro preferida dos brasileiros. No entanto, não é a mais rentável, e por essa razão Márcio Alaor de Araújo resolveu dar alguns conselhos para que você saiba guardar seu dinheiro de maneira segura e com rendimento ainda maior.

Por que a poupança é a pior opção?

Investir na poupança é a forma de investimento mais simples que existe atualmente no Brasil e, por essa razão, criou-se uma cultura de que é a única forma mais segura também. No entanto, isso é um mito, pois há outras maneiras relativamente fáceis e seguras de investir, as quais, também, são muito mais rentáveis. Na prática, falando em números, com a taxa Selic em 6,25%, o rendimento da poupança é de 4,375% ao ano, o que significa que se você aplicou R$1000,00 na poupança, ao final do período de um ano você terá apenas R$43,75 de rendimento. Pouco, né?

Dessa forma, o empresário Márcio Alaor de Araújo explica que, se seu objetivo é apenas poupar dinheiro, alterar a forma de investimento não acarretará grandes mudanças. No entanto, se seu objetivo for o contrário disso, isto é, multiplicar seu dinheiro, a poupança certamente não é a opção mais rentável. 

Sendo assim, o empresário explica que para qualquer outra forma de investimento que será listada neste artigo, será necessário que você faça a abertura de uma conta em uma corretora de valores. 

  1. Tesouro direto

Márcio Alaor de Araújo explica que investir em tesouro direto é investir em títulos da dívida pública. Na prática, você faz um empréstimo para o Governo Federal e recebe o valor investido de volta de forma corrigida e com o acréscimo de um percentual de juros, numa data estipulada no momento da compra do título. Forma rentável, segura e, ainda, melhor que a poupança. 

  1. Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Aplicando seu dinheiro nas LCIs você financia o mercado imobiliário. Essa é uma opção segura, pois são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que, como o nome sugere, garante que o investidor não sofrerá prejuízos financeiros. 

  1. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Forma de investimento que também conta com a proteção do FGC e, apesar de ter incidência sobre o imposto de renda, é mais vantajosa que a poupança também. Nessa modalidade, na qual financia-se bancos, você recebe seu dinheiro de volta corrigido mais o percentual juros, assim como o Tesouro Direto.