A Hiperplasia prostática benigna, popularmente conhecida por sua sigla HPB é um aumento natural da glândula prostática, afirma o médico urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Esse aumento atinge homens mais velhos, porém as causas são desconhecidas, atribui-se o aumento à mudanças hormonais que ocorrem nos homens.

 

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga. Ela é responsável por produzir grande parte do semen, através de um líquido alcalino que está presente na ejaculação, dessa maneira, ela protege e nutre os espermatozóides.

 

A HPB atinge, majoritariamente, homens mais velhos, geralmente, a partir dos 50 anos, a glândula aumenta ao passo que o homem envelhece. Esse aumento causa complicações em se tratando da micção, pois com a ampliação da glândula prostática há a obstrução, em partes, da uretra, canal que leva a urina da bexiga até o término do sistema urinário, no caso dos homens, o pênis. Essa obstrução faz com que a urina não seja totalmente expelida, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

 

Como dito anteriormente, a bexiga não é esvaziada totalmente, dessa forma, há resquícios, bem como o acúmulo de urina na bexiga, facilitando a proliferação de infecções e problemas no sistema urinário. Em alguns casos há a inserção de um cateter que visa retirar a urina da bexiga e a ingestão de antibióticos para casos de infecção.

 

As causas desse aumento são desconhecidas, estudiosos sugerem que seja por conta da mudança hormonal do homem. A próstata em jovens possui o tamanho de uma noz, porém, com o passar do tempo, ela aumenta de tamanho conforme o homem envelhece, relata o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes médico especialista em urologia.