Utilizar meios de transportes que sejam menos poluentes tem caído no gosto popular há um certo tempo, tendo cada vez mais incentivo para as pessoas deixarem os carros de lado e começarem a usar bicicletas no dia a dia, por exemplo. Sendo um ciclista dedicado há vários anos, Rafael Libman já passou por todas as fases da prática desse esporte, sendo uma ótima pessoa para dar conselhos a quem deseja adotar uma bike.

Visando ajudar as pessoas que desejam iniciar no ciclismo, preparamos com a ajuda de Rafael Libman 5 conselhos para quem quer andar de bicicleta e ainda não sabe como começar:

1 – Use roupas e acessórios corretos: Tem muita gente que ainda pensa que as roupas de ciclismo podem ficar de lado, mas essa ideia precisa ser abolida de uma vez por todas! Andar de bicicleta requer conforto e segurança, pedalar de calça jeans ou com roupas de material folgado, pode ocasionar acidentes. Então, leve seu traje de trabalho na mochila e troque quando chegar no escritório.

2 – Fique atento ao clima: A ansiedade de começar a andar logo de bicicleta pode nos fazer esquecer de uma regra básica: olhar a previsão do tempo! Rafael Libman aconselha sempre as pessoas colocarem na mochila uma roupa reserva e capa de chuva, isso pode ser muito útil em dias molhados.

3 – Priorize sua segurança: Tome muito cuidado se irá andar de bike em ruas e rodovias! Dê preferência sempre por utilizar ciclovias, respeite sinalizações de trânsito e sempre preste atenção em tudo ao seu redor.

4 – Convide amigos para andar com você: Ter companhia é sempre bom, Rafael Libman considera muito válido pedalar na companhia de amigos, isso garante um passeio mais divertido!

5 – Cuidado com o horário: Imprevistos podem acontecer, então sempre saia 20 minutos antes se tiver compromisso, ninguém gosta de ficar esperando!

Rafael Libman explica que estes são conselhos básicos mas que são essenciais para quem deseja ter a bike como principal meio de transporte no dia a dia. Com preparo e atenção a vida do ciclista pode ser muito mais dinâmica e menos estressante.