A tecnologia vem avançando cada vez mais, e é visível a forma que ela facilita a vida das pessoas, podemos notar isso pela comunicação, uma mensagem que demoraria dias para ser respondida por intermédio de cartas, hoje com alguns toques na tela de nossos smartphones conseguimos nos comunicar até mesmo com pessoas de outros países. Com mais alguns toques conseguimos compartilhar fotos e vídeos com milhares de pessoas.

Rafael Libman comenta que isso é benéfico de diversas maneiras, ainda mais com a nossa atual situação do covid 19. Diversas pessoas puderam manter seus empregos no formato home office, Libman salienta que por mais que a tecnologia seja algo positivo, pode também causar diversos danos.

É importante equilibrar o tempo gasto ‘online’ ou fazendo uso da tecnologia, passar tempo demais conectado pode ser prejudicial tanto para a saúde quanto para a vida pessoal.

Tendo consciência disso, é sempre bom estabelecer limites, hoje em dia alguns celulares conseguem mostrar a quantidade de horas gastas em cada aplicativo, é importante consultá-lo para ver se seu tempo está mesmo sendo gasto da forma mais produtiva e saudável. Com esse feedback você pode optar por fazer algumas alterações.

Rafael Libman diz que não costuma passar muitas horas consecutivas fazendo uso de seus aparelhos, preferindo, no tempo livre, praticar algum de seus hobbies, ele também nos deu algumas dicas de como utilizar a internet e a tecnologia ao seu favor:

  • Estabeleça um limite;

Afinal, todos temos que descansar, estipule um horário para se desconectar e tirar um tempo para si mesmo.

  • Fazer uso da tecnologia para estudar e ler;

O tempo gasto com atualização e conhecimento nunca é demais, então uma boa dica para usar a internet de forma positiva é: utilize uma parte do seu tempo nas redes de forma produtiva lendo ou estudando.

  • Mantenha a sua segurança online;

A internet pode ser tão benéfica quanto maléfica, então é importante que o indivíduo nunca compartilhe senhas e documentos importantes sem estar certo de que a pessoa ou site são confiáveis.

Por fim, a tecnologia veio para somar, então cabe a nós fazer com que o ambiente que ela propõe seja seguro para todos que a utilizam.