A vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo, é responsável pela elaboração dos vinhos Brandina, rótulos que se destacam por sua qualidade e tradição. Hoje, o proprietário Marco Carbonari, a fim de apresentar um pouco mais sobre a vinícola a seus clientes, nos revelou algumas informações sobre uma das uvas mais utilizadas para a elaboração desta bebida tão amada na Villa Santa Maria: a Viognier.

Sendo originária da Dalmácia, na Croácia e já tendo até mesmo estado à beira da extinção, hoje a uva é encontrada em diversos países, famosíssima entres os admiradores de vinhos.

Marco Carbonari comenta que a Viognier é uma casta branca extremamente aromática e com pouca acidez que, além de criar ótimos varietais, também contribui para cortes de vinhos brancos e tintos, trazendo suavidade para a bebida.

Seu cultivo, revela Marco Carbonari, é consideravelmente difícil, isso se deve por conta da casta ser colhida ainda em seu estágio maduro, pois, caso colhida precocemente não desenvolve todas o sabor e aroma que lhe é característico e, quando colhida tardiamente, pode produzir vinhos oleosos e sem a presença dos seus bons aromas.

Sendo extremamente versátil, Marco Carbonari comenta que a uva Viognier pode produzir desde vinhos secos até doces, pois possui um mosto riquíssimo. Além disso, quando utilizada em vinhos varietais, produz uma bebida robusta e com acidez baixa, com aromas que se assemelham a damasco e mel.

A harmonização, segundo Marco Carbonari, é relativamente simples: para vinhos secos (sua grande maioria), opte por carne branca, como aves, peixes, frutos do mar e queijos suaves. Massas ao molho branco também combinam muito, assim como comida chinesa, tailandesa e pratos mexicanos.

Marco Carbonari comenta que frutas frescas também geram boas possibilidades para a degustação.

Quer saber mais sobre essa casta magnífica? Agende uma visita à vinícola Villa Santa Maria e prove os deliciosos vinhos Brandina elaborados a partir da Viognier. Marco Carbonari informa que, para isso, basta contatar o WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

Para mais informações, acesse: https://villasantamaria.com.br/.