O fato é que andar de bicicleta faz parte da vida de qualquer pessoa desde muito jovem. Afinal, é comum que um dos primeiros presentes que ganhamos seja uma bike, e isso costuma ser sinônimo de muita felicidade e oportunidade para se desenvolver fisicamente, melhorando a coordenação motora, por exemplo. Como praticante do ciclismo há bastante tempo, Rafael Libman também se encantou por esse esporte desde jovem, sendo atualmente ciclista dedicado que não consegue ficar sem pedalar por muito tempo.

Para quem deseja iniciar no ciclismo, uma dúvida sempre surge: quais tipos de bike eu devo investir para poder começar a pedalar? Com o objetivo de responder essa pergunta, Rafael Libman trará a seguir detalhes de cada tipo de bicicleta e suas indicações:

  • Quais são os tipos de bike disponíveis no mercado?

Rafael Libman entende que essa pergunta é muito comum e normalmente o tipo de bicicleta sempre estará associado aos objetivos que você terá com o esporte e se irá participar de competições ou simplesmente como hobby. Veja a seguir alguns tipos de bike:

  • Bicicletas urbanas: Com certeza é uma ótima opção para pessoas iniciantes e para quem deseja usar a bike como meio de transporte no dia a dia. Rafael Libman menciona que esse tipo possui um quadro um pouco mais curto e curvado, facilitando a posição da coluna do praticante.
  • Speed bike: Desenvolvida especialmente para quem quer ter uma ótima performance! O design dessa bike é diferenciado e tem pneus mais finos e com uma calibragem menor. É uma opção muito boa para quem pedala em estradas, por exemplo.
  • Mountain bike: Rafael Libman indica esse tipo de bike para os aventureiros de plantão! Essa alternativa é indicada para quem utiliza a bike para competições, por exemplo. Esse modelo pode ser utilizado em terrenos íngremes e irregulares, oferecendo total segurança e desempenho.
  • Rafael Libman responde: Qual o melhor tipo de bicicleta?

Para o ciclista, não existe receita pronta para comprar uma bicicleta, ele sempre indica para quem quer iniciar pensar sempre antes nos objetivos e desempenho que espera ter utilizando uma bicicleta, afinal é isso que determinará o melhor tipo e modelo.   

O ideal é sempre começar por modelos menores e que facilitem a locomoção e que traga a sensação de segurança desde o início para o ciclista! É isso que fará a diferença no momento de selecionar a bike.