A famosa estampa da toalha de piquenique está em alta no mundo da moda. Deise Zuqui é fashionista e adora acompanhar as novas tendências, por isso nos conta no artigo de hoje a nova febre do momento: o xadrez vichy. A clássica padronagem voltou com força total para fazer parte dos looks de primavera de 2021. 

 

Originária da França, o vichy é um tipo de xadrez que leva o nome da cidade onde foi criado, lá na década de 50. Porém, como tudo na moda, a estampa reviveu e tem se tornado queridinho das grandes grifes. A atriz Brigitte Bardot, um grande ícone da moda dos anos 60, espalhou o amor pelo figurino e até se casou usando um vestido com esse tecido. Desde então, o xadrez vichy caiu no gosto popular e passou a ser usado em diversas peças de roupas.

 

Deise Zuqui diz que a estampa tem um ar delicado e um estilo mais romântico, que traz muita personalidade para os looks, mesmo que casuais e despojados. A cor mais comum do xadrez vichy é o vermelho, assim como a toalha de piquenique, mas também tem sido muito usada na versão preta, rosa, azul e amarelo. Ou seja, é uma estampa democrática e versátil, então é possível ser usada para ir em um passeio no parque, uma viagem para a praia e até em ares mais urbanos, como barzinhos e acompanhados com peças de alfaiataria. 

 

A grande diferença entre o xadrez normal e o xadrez vichy é que o último tem divisões mais claras e espaços mais definidos, podendo variar no tamanho do quadriculado, mas que, normalmente, são mais pequenos. Então, quanto menor forem os quadradinhos, mais ar de clássico e delicado a peça terá, logo, quanto maior, mais contemporânea é a peça. Uma curiosidade: antigamente, o tecido era fabricado com linhas de linho, mas hoje são produzidas em algodão, dessa forma, a estampa se tornou mais acessível e mais resistente ao tempo. 

 

Deise Zuqui ressalta que a versatilidade do xadrez vichy faz com que seja possível combinar diversas peças, como saia, calça jeans, cropped, vestido, itens esportivos, acessórios e até fazer um mix de estampas. Muitas marcas já estão apostando para a coleção de primavera deste ano, entregando para o público peças arrasadoras, que vão bem em qualquer ocasião. E você, já está pronta para se jogar na estampa do momento?