Os gêneros musicais são categorias que enquadram uma música. De acordo com o empresário e produtor musical Venício Bacellar Costa, para defini-los, é necessário levar em consideração alguns elementos como letra, instrumentação, função, estrutura e contextualização.

Cada indivíduo possui gêneros musicais de gosto pessoal, porém, isso não invalida demais gêneros. O produtor Venício Bacellar Costa, que está à frente da  Empresa TMusic Brasil, esclarece que esses variam de pessoa para pessoa e, quando se trata de Brasil, alguns gêneros são mais populares e se sobressaem.

De acordo com o empresário Venício Bacellar Costa, o povo brasileiro possui gosto eclético e heterogêneo quando se trata de música. Apesar de ritmos de fora serem muito populares, nota-se um gosto particular pelos gêneros típicos do país, dentre eles, os cinco mais escutados são:

  1. Sertanejo

O sertanejo é, atualmente, o gênero musical mais escutado do país. Segundo o produtor da Empresa TMusic Brasil, Venício Bacellar Costa, o subgênero Sertanejo Universitário – mescla entre sertanejo raiz e sertanejo brega com acréscimo das batidas de arrocha – é o responsável pelo destaque do gênero em praticamente todos os estados. Entre os nomes do subgênero estão Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Luan Santana, Marilia Mendonça, Simone e Simaria, dentre outros. Além dos nomes do Sertanejo Raiz como Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó que também são famosos.

  1. MPB

Como esperado, a música popular brasileira (MPB) também é destaque entre os gêneros escutados pelos brasileiros. O empresário Venício Bacellar Costa informa que as músicas derivadas da bossa nova são marcadas por seu cunho social e pelo uso de instrumentos nacionais. Nomes como Caetano Veloso, Djavan, Marisa Monte, Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque e Marcelo Camelo fazem parte do gênero.

  1. Samba/Pagode 

Se tratando de gêneros populares no Brasil, não teria como Samba/Pagode estarem de fora. Esses dois gêneros são muito populares e fazem parte da cultura e história do país. De acordo com o produtor musical Venício Bacellar Costa, nomes como Cartola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Elza Soares, Thiaguinho, Diogo Nogueira, entre outros, compõem o vasto repertório do gênero.

  1. Forró

O produtor da Empresa TMusic Brasil reforça também sobre o forró, ritmo típico do nordeste brasileiro e que conquistou as demais regiões do país. O forró é um gênero que possui diversas formas de apresentação, assim, os shows de bandas variam de comportamento. Nomes como Falamansa, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Aviões do Forró, entre outros, fazem parte dessa categoria.

  1. Funk

Por fim, o empresário Venício Bacellar Costa comenta sobre o Funk Carioca, nascido na década de 1970, nas favelas do Rio de Janeiro. Desde a regulamentação dos bailes funks em 2000, o gênero sofreu diversas transformações e se popularizou pelos demais estados. O ritmo influenciou demais estilos e ganhou novas formas como a pisadinha, funknejo, trap funk, entre outros.