Para os especialistas da Calixto Foods, o amendoim é uma das maravilhas amazônicas, não à toa, é integrado a diversas receitas, bem como é atração principal de outras. Dentre os pratos derivados dessa oleaginosa, a pasta de amendoim também garante seu sucesso, mas no quesito saúde, a encontrada na prateleira do mercado não é a mais indicada.

Por esse motivo, se você procura pelos benefícios da pasta de amendoim e, ainda, deseja aprender sobre como produzir uma receita saudável e ficar livre dos conservantes e outras substâncias ruins presentes na versão industrializada, este artigo é para você! Leia até o final e desfrute!

Como a pasta de amendoim é produzida?

Antes de tudo, os profissionais da Calixto Foods comentam que a pasta de amendoim é produzida a partir da oleaginosa seca e moída, em mistura com outros ingredientes. Isso significa que é muito fácil produzi-la de maneira artesanal, além de que, preparar o próprio alimento em casa é, por vezes, muito mais saboroso!

Para preparar uma pasta de amendoim saudável, então, serão necessários apenas 2 ingredientes: o amendoim torrado e o mel. De acordo com os especialistas da Calixto Foods — que também pode ser chamada de Calixto Castanha e Calixto Açaí —, o processo de preparo é bastante simples também, sendo que será necessário processá-los num liquidificador ou, de preferência, num processador. 

É possível prepará-lo utilizando apenas o amendoim torrado também, assim como é possível substituir o mel pelo açúcar mascavo e, ainda, adicionar cacau em pó em qualquer uma dessas possibilidades de receita. Sensacional, você não acha? A melhor parte, no entanto, nem é essa, mas sim os benefícios que ela tem para a saúde!

Em termos práticos, a pasta de amendoim é rica em minerais como magnésio, ferro e zinco, além de conter diversas vitaminas, como as do complexo B e vitamina E. O alimento também é super calórico, no entanto, os especialistas da Calixto Castanha mencionam que as gorduras que o compõe são boas. 

Pela sua composição, portanto, a Calixto Açaí faz questão de ressaltar que a pasta de amendoim é um excelente aliada para quem pratica exercícios, para a saúde dos ossos, para o fortalecimento do sistema imunológico, para controlar e prevenir a diabetes, para auxiliar no processo de emagrecimento, etc. Fala sério se não é o máximo?