Você sabia que a busca por clubes de tiro cresceu significativamente no Brasil após as eleições? No parecer de Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, atirador desportivo e esportivo há dez anos, os números crescentes podem resultar do atual decreto que facilitou a posse de armas no território nacional.

Assim, indivíduos que buscam pela prática devem se atentar com suas diversificadas modalidades. Com diferentes cursos, certificados e permissões, é fundamental conhecer cada uma das modalidades e como elas se adequam às necessidades distintas de cada um que deseja se tornar um atirador. 

Mas, afinal, como funciona um curso de tiro?

De acordo com o instrutor de tiro, os cursos de tiro são ministrados individualmente e contam com o acompanhamento integral de um profissional habilitado para que o aluno tenha um aproveitamento total e seguro do treinamento. É o caso do filho do presidente do Brasil, Renan Bolsonaro, que treina no estande de tiro de Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros em Brasília e que, ao final de seu curso, irá obter um um registro de armas de fogo e o certificado de caçador, atirador e colecionador (CAC).

O principal objetivo de um curso de tiro é capacitar o indivíduo a manusear e usar uma arma de fogo de maneira segura, com base nas aulas práticas e teóricas que são ministradas. Além disso, ele é, muitas vezes, o caminho inicial que a pessoa encontra para adentrar a esse mundo e utilizar essa ferramenta a favor do esporte, lazer e da defesa pessoal.

Quais as principais modalidades de um curso de tiro?

Defensivo: O curso de tiro defensivo tem como objetivo capacitar indivíduos para manusear armas de fogo com segurança em situações de perigo à própria vida ou a de terceiros ou de legítima defesa. O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esclarece que o certificado dessa modalidade possibilita que o atirador solicite a posse de armas devido a necessidade de comprovação técnica para compra e registro legal das armas.

Esportivo: Sendo uma modalidade que ganha cada vez mais espaço no Brasil, o tiro esportivo é regulamentado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e, segundo o instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é um curso voltado aos indivíduos que buscam a prática do esporte. Assim, há um preparo para competições e, até mesmo, para as Olimpíadas.Os principais esportes derivados do curso de tiro são: tiro com pistola, com carabina e ao prato, alvo móvel, paintball e airsoft. 
Caça: Por fim, uma outra modalidade do curso de tiro é voltada para a caça. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que, para esse curso, são ensinadas técnicas e manuseadas armas específicas para esse fim, com modalidade, até mesmo desportiva. A partir do certificado de conclusão, o indivíduo está apto para a atividade, porém, a prática deve ser liberada pelo Ibama e respeitar as especificações ditadas para ser realizada de maneira legal.