O YouTube anunciou nesta terça-feira (26) a criação do programa Jogo Limpo, para financiamento de projetos de combate à desinformação nas eleições de 2022. A plataforma fechou uma parceria com o Centro Internacional de Jornalistas (International Center for Journalists, ICFJ) e irá investir 150 mil dólares em trabalhos que combatam fake news.

A gerente de políticas públicas no YouTube do Brasil, Alana Rizzo, explicou à CNN que o projeto Jogo Limpo é uma segunda etapa dos esforços da plataforma de vídeos em combater fake news.

“Só se luta contra a desinformação oferecendo conteúdo de qualidade”, disse Alana, explicando ainda que são três as linhas do projeto: educação midiática, produção de conteúdo e inovação e tecnologia.

O objetivo é tentar melhorar o ambiente digital antes do pleito deste ano. No mês passado, o YouTube iniciou a remoção de vídeos que contenham falsas alegações de fraudes, erros, ou problemas técnicos nas urnas eletrônicas e nas eleições de 2018.

Além do investimento para o programa, os projetos selecionados recebem três meses de orientação do ICFJ e bolsas de até 25 mil dólares. Poderão submeter trabalhos jornalistas e checadores de fatos. As inscrições estão abertas desta terça-feira (26) até o dia 15 de maio.